Página 2
[ 1, 2, 3 ]

Monografia - Artigo 1


Como fazer uma monografia


Após o longo trabalho de documentação e crítica, o pesquisador terá diante de si, no mínimo, tríplice fichário de documentação (fontes, bibliográfica e críticas pessoais). Ele irá construir à partir desses dados, a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão de sua monografia. A monografia é um trabalho escrito. Desde a fase de sua construção, o trabalho monográfico vem sendo redigido. É uma das operações mais delicadas e difíceis para o pesquisador por ter que atentar para normas de documentação, requisitos de comunicação, de lógica e até de estilo. Existem, devido a ansiedade, uma resistência do pesquisador em redigir, talvez por medo de que seu trabalho não seja compreendido ou aceito pelo público. O autor Décio V. Salomão sugere recursos pra facilitar a tarefa de redigir:

a. Redação Provisória: fazer primeiramente um esboço, rascunho, planejamento, a maquete;
b. Redação Definitiva: Consta das 3 partes da construção da monografia- Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
c. Estrutura Material da Monografia: a monografia deve agradar ao público e também o serviço de documentação (obedecer as normas técnicas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas) * ver abaixo
d. Linguagem Científica: existe a tendência em se descuidar da linguagem quando se redige um trabalho científico.

São necessários:

1. Correção gramatical;
2. Exposição clara, concisa, objetiva, condizente com a redação científica;
3. Cuidado em se evitar períodos extensos;
4. Preocupação em se redigir com simplicidade, evitando o colóquio excessivamente familiar e vulgar, a ironia causticante, os recursos retóricos;
5. Linguagem direta;
6. Precisão e rigor com o vocabulário técnico, sem cair no hermetismo.

Projeto de Monografia:

1. Folha de rosto com dados gerais de identificação;
2. Tempo de Compromisso do orientador;
3. Capítulo introdutório com a caracterização clara do problema a ser investigado, objetivos claramente definidos, delimitação do estudo e definição de termos, além de uma revisão preliminar da literatura;
4. Detalhamento da metodologia a ser utilizada;
5. Cronograma;
6. Lista de referências

Página 2
[ 1, 2, 3 ]